Hematologia
A hematologia estuda, principalmente, os elementos figurados do sangue: hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas. Estuda, também, a produção desses elementos e os órgãos onde eles são produzidos (órgãos hematopoiéticos): medula óssea, baço e linfonodos.
Além de estudar o estado de normalidade dos elementos sanguíneos e dos órgãos hematopoiéticos, estuda as doenças a eles relacionadas.
Urinálise
A urinalise é o exame não invasivo de grande importância para avaliar a função renal. Com o auxílio deste exame pode-se diagnosticar diversas patologias, monitorar o progresso destas doenças no organismo, acompanhar a eficácia do tratamento e ainda constatar a cura.
Microbiologia
Microbiologia é o ramo e especialidade da biologia que estuda os micro-organismos, incluindo eucariontes unicelulares e procariontes, como as bactérias, fungos e vírus.
Bioquímica
Bioquímica é a ciência e tecnologia que estuda e aplica a química da vida e os processos químicos que ocorrem nos organismos vivos. De maneira geral, ela consiste no estudo da estrutura molecular e função metabólica de biomoléculas, biopolímeros e componentes celulares e virais, como proteínas (proteômica), enzimas (enzimologia), carboidratos,
lipídios, ácidos nucleicos (biologia molecular) entre outros.
Parasitologia
A parasitologia é uma ciência biológica que estuda o parasitismo: fenômeno pelo qual se encontra a presença de um ser, o chamado parasito, que se hospeda em outro o ser (o hospedeiro).
Para detalhar um pouco mais desta definição, pode-se dizer que a parasitologia é um ramo da ecologia que estuda as relações entre os parasitos e os hospedeiros, assim como os fatores ambientais que influenciam estas relações. Graças à parasitologia é possível conhecer o comportamento dos vírus, dos fungos, das bactérias e dos demais organismos parasitários
Teste do Pezinho
O Teste do Pezinho é um exame realizado a partir de gotinhas de sangue do bebê colhidas em papel filtro especial, nos primeiros dias após o seu nascimento.
O Teste do pezinho (às vezes chamado de exame do pezinho) tem este nome porque o sangue é comumente colhido no calcanhar do recém-nascido, por ser uma parte do corpo rica em vasos sanguíneos e muito seguro para a coleta. O sangue também pode ser coletado através de punção venosa.
O objetivo do teste de triagem neonatal é detectar se o bebê é suspeito de ser portador de alguma das doenças investigadas através do teste.
Sexagem Fetal
É um teste/exame genético não invasivo (seguro para o bebê e para a mamãe) realizado apenas com amostra de sangue (da veia do braço e em média 20 ml) e serve para identificar o sexo do bebê a partir da 8ª semana de gravidez.
É um exame simples, rápido e muito seguro, pois é uma analise feita a partir do DNA da mulher e a chance de ocorrer algum erro é quase inexistente. É analisado a presença do cromossomo Y (masculino) no DNA da mulher. Se ele for encontrado significa que o bebê é do sexo masculino e se não for é feminino (cromossomo X igual à mãe).
Se o exame for realizado a partir da 8º semana de gestação as chances de acerto são de 99% e conforme a gravidez for evoluindo as chances se tornam 99,9%. Antes dessa fase é possível descobrir, mas não é considerado seguro, pois o nível do DNA do feto no sangue da mãe é menor e nesse caso pode ocorrer erros ou resultados inconclusivos.